468x60 Ads

.

FIFA 12 (Vale a pena)?!!

FIFA 12 (Vale a pena)?!!

O sucesso da série FIFA é inquestionável. A série da EA Sports passou de segunda opção entre os jogos de futebol a líder de vendas graças ao realismo e precisão apresentados em suas últimas edições.
Se no ano passado a grande novidade se baseava nos aspectos únicos de cada jogador, os destaques prometidos pela Electronic Arts para FIFA 12 são uma nova engine de impacto e controles que tornam o game ainda mais próximo ao futebol de verdade. Tudo isso em uma tentativa de proporcionar a experiência definitiva para os fãs do esporte.

Aprovado

Compreendendo a importância dos zagueiros
Embora possa causar um pequeno choque entre os jogadores mais antigos da série, o novo esquema de controles utilizados na defesa é realmente promissor. Em vez de permitir que os jogadores roubem a bola com o pressionar de um botão, o sistema deste ano exige o pensamento tático, além de punir o excesso de agressividade.
Img_normal
Desse modo, os jogadores agora precisam se esforçar para bloquear o ângulo dos adversários e assim forçar um passe errado. Caso ainda assim alguém consiga furar a sua linha de defesa, é possível continuar pressionando os atacantes para dificultar a sua entrada. Caso nada dê certo, as antigas divididas ainda são possíveis, mas devem ser realizadas no tempo exato não provocar faltas.
Se isso exige mais esforço, não significa que também seja menos divertido. Pelo contrário, o novo desafio provavelmente irá agradar os aficionados pelo esporte, ainda que eles precisem treinar um pouco antes de balançar as redes do adversário.
Joga bonito
Img_normalUma das grandes críticas da série FIFA se devia aos seus gráficos. Enquanto o game podia ser um dos mais funcionais dentro de seu gênero, muitos atletas não se assemelhavam às suas contrapartidas do mundo real.
A atual geração, no entanto, está fazendo muito bonito na reprodução dos grandes ídolos do esporte, sendo que a equipe da EA Sports fez um trabalho muito bom na modelagem dos rostos e na recriação dos trejeitos dos principais jogadores. Ainda que algumas pequenas falhas persistam, como a falta de texturas na pele dos personagens, é fácil reconhecê-los até mesmo de longe.
A física permite sim
A nova engine de impactos também se mostra bastante eficaz e não só melhora as animações das colisões entre os jogadores, mas também é um dos elementos que mais colabora para o game se aproxime da realidade.
Ainda que em alguns casos a nova engine ocasione alguns encontrões que fariam o narrador Galvão Bueno duvidar de sua veracidade, na maioria dos casos, o que ocorre nos choques entre os jogadores não difere daquilo que aconteceria em uma partida de verdade, o que garante muitos pontos pelo realismo.
Bola na rede!
Uma das maiores reclamações entre os fãs das partidas online dizia respeito à dificuldade de encontrar pessoas com o mesmo perfil. Quando não eram as legiões de jogadores utilizando times como Barcelona e Real Madrid, independentemente da sua escolha, havia o problema dos maus perdedores que desconectavam quando tomavam o primeiro gol.
A EA Sports procurou resolver esse problema ao estrear um sistema em que o jogador primeiro escolhe o time com que irá jogador e depois espera o game encontrar outra pessoa com um perfil semelhante.
Img_normalAssim, quem escolher um clube brasileiro não terá de se preocupar em enfrentar alguém que tenha escolhido o time Classic XI, formado apenas por grandes jogadores da história do futebol, como Zico e Rivelino. Do mesmo modo, quem costuma sempre terminar as suas partidas não enfrenta jogadores conhecidos por desistir no meio.
Além disso, as partidas contra seus amigos agora também valem pontos no modo Online Friendlies. Nele, cada vez que você começa a jogar com um de seus amigos, você inicia uma pequena disputa de 10 jogos, ao fim da qual aquele que conseguir mais pontos (com gols, jogadas de habilidade e boas defesas) vence. Algo que prolonga a mágica e dá ainda mais vontade de vencer.
Ajude o seu time no EA SPORTS FC
Entre as novidades, há a implementação de um sistema online chamado EA SPORTS FC, dentro do qual o jogador pode evoluir como personagem, ganhando pontos de experiência a cada ação realizada dentro do game, assim como também pode aceitar desafios baseados nos últimos jogos realizados no mundo real.
Além disso, é possível também ajudar escolher um time para fazer parte e concorrer pelo primeiro lugar de uma liga online semanal. Funciona assim, todos os seus pontos de experiência são somados aos dos outros torcedores de seu clube e o total é dividido pelo número total de torcedores. Assim, até mesmo os clubes menores tem chance de competir de igual para igual com os gigantes. Tudo depende apenas do resultado de seus fãs.
Jogando com os craques do álbum de figurinhas
Além disso, nesse ano o modo Ultimate Team, antes disponível apenas por download, já vem integrado no disco. Nessa opção de jogo, é preciso colecionar as figuras de cada jogador antes de poder utilizá-los em campo.

Depois de montado o time, é hora de competir. Em torneios ou em amistosos, online ou offline, quase tudo que acontece nas partidas contam para ganhar ou perder moedas que podem ser trocadas por novos “pacotes de figurinhas”, que podem conter novos jogadores, treinadores, uniformes e itens especiais. Algo que torna o ato de colecionar jogadores tão divertido quanto golear o seu time rival.

Reprovado

Os mesmos modos de sempre
Embora a estrutura do game tenha se alterado bastante, assim como a forma de jogar, os modos de jogo (principalmente no modo offline) não receberam muitas novidades, permanecendo praticamente iguais aos das versões anteriores. Isso não chega a ser um problema tão grave, visto que o game já era bom, mas pode frustrar quem esperava novos torneios e formas de jogar.
Img_normal
Vale a pena?
FIFA 12 foi lançado com uma missão difícil, melhorar ainda mais um jogo considerado o melhor dentro de seu gênero e trazer novidades suficientes (e não apenas gráficos mais bem trabalhados) para justificar uma nova compra. Se os modos de jogo não mudaram em relação a sua edição anterior, o modo como se joga certamente não é o mesmo.
Agora está mais difícil jogar, afinal além de pensar em boas jogadas de ataque, é necessário também pensar como um verdadeiro zagueiro para impedir as investidas do time adversário e não tomar um belo de um frango.
Ainda assim, a jogabilidade é bastante convidativa e fiel à proposta da série, pois consegue conciliar realismo com comandos acessíveis, muito bem desenvolvidos pela equipe da EA Sports, que se superou na tarefa de emular a paixão dos brasileiros.

0 comentários:

Postar um comentário