468x60 Ads

.

Como conserto o meu video game estragado?

Aprenda algumas dicas úteis que podem ajudar você a reviver um console defeituoso.
    Imagine a situação: você está no frenesi de uma batalha online do Battlefield 3 no seu Xbox 360 quando, do nada, o video game faz uns barulhos estranhos e reinicia com as famigeradas “Três luzes vermelhas da morte” ligadas. Neste momento, você pode até chorar ao se dar conta de que seu amado console “foi pro brejo”. Situações parecidas também podem acontecer com o PlayStation 3 e até mesmo com o Nintendo Wii.



Mas não tema! Diferente do que você imaginava, boa parte desses defeitos tem conserto, sendo que a maioria deles pode ser feita por você mesmo, com métodos caseiros. 

PlayStation 3

NOTA: Antes de começarmos, vale a pena lembrar que o objetivo aqui não é passar um tutorial completo sobre como consertar um determinado problema, mas sim listar todas as “manhas” mais comuns para consertar um console. Lembrando também que a margem de acerto para os métodos citados está longe de ser 100%;mesmo sim, eles valem como último recurso diante de um console estragado e fora do prazo de garantia.
PlayStation 3 Slim desmontado (Fonte da imagem: Reprodução/Gossip Gamers)
São muitos os defeitos que podem ocorrer no console da Sony, desde a perda da GPU até uma falha de conexão no drive do disco. Quase sempre, estes problemas são sinalizados pelo LED amarelo ou vermelho piscando na frente do console, a temida “Luz amarela da morte”. Naturalmente, você vai precisar abrir seu console para consertar os defeitos mais graves, mas, antes disso, vale a pena tentar um desses procedimentos simples:
  • Esperar o console esfriar: é comum a situação em que o video game se superaqueceu por um motivo isolado e precisa esfriar antes de voltar à operação normal. Se você desconfia que foi isso o que aconteceu, tente esperar uns 20 minutos e volte a ligar o console depois disso.
  • Tirar e colocar o disco rígido: você também pode tentar remover o HD do console e recoloca-lo firmemente, na esperança de que o defeito seja apenas um mau contato na conexão do disco rígido. O HD pode ser retirado através da tampa localizada na lateral do PS3 mais antigo ou na parte da frente da versão Slim do console
Se você já tentou as contramedidas acima e o seu console não está mais na garantia do fabricante, então vale a pena se aventurar a abrir o aparelho e tentar fazer os reparos, mas lembre-se que é por sua conta e risco.

Refazendo as soldas e recolocando rejuntes térmicos

Na maioria dos casos, o motivo de o PS3 mostrar as luzes da morte em vez de ligar normalmente é um defeito de solda na GPU e CPU ou uma falha de transmissão de calor entre os chips e os dissipadores. Isso pode ser corrigido dando-se um banho de calor na placa-mãe do console, o que vai deixar as soldas ligeiramente líquidas, forçando-as a se reconectarem enquanto esfriam.
Kit de reparo para o PS3 (Fonte da imagem: Divulgação/iFixit)
Como abrir o PS3 dá bastante trabalho, você pode aproveitar a oportunidade para fazer um upgrade na pasta térmica que fica entre os chips e o dissipador, melhorando muito o arrefecimento dos componentes mais críticos do console. Existem kits prontos à venda em vários sites, com todos os itens que você vai precisar, incluindo pasta e a pistola de calor. Guias como este do iFixit podem ajudar você com mais detalhes sobre o procedimento.

Xbox 360

Os procedimentos de conserto são muito parecidos no console da Microsoft, assim como os defeitos. Com o tempo, a pasta térmica do dissipador fica deteriorada e perde a propriedade de transmitir o calor gerado pelo chip da GPU para o dissipador de metal.
(Fonte da imagem: Reprodução/Instructables)
Novamente, é uma boa ideia você repetir os mesmos passos de checagem básica antes de abrir o console: remover e recolocar o disco rígido, esperar o console esfriar e checar se os cabos estão bem firmes. Lembre-se de que tentar fazer o conserto  deve ser considerado o último recurso, apenas para casos em que a garantia do fabricante já expirou.
No caso do Xbox 360, as únicas ferramentas especiais que você precisa ter é uma chave torx e a pasta térmica de alta qualidade. A ferramenta usada para abrir o console também ajuda muito, mas nada impede que você prossiga sem ela.
Chips que precisam de um novo rejunte térmico (Fonte da imagem: Reprodução/JAmerican)
Depois de abrir o console por completo e acessar a placa mãe, você precisa remover os rejuntes térmicos de baixa qualidade que vêm no aparelho e refazê-los usando a sua própria bisnaga de pasta. Lembre-se de remover bem a pasta antiga, tanto dos chips na placa quanto à que está no dissipador de metal. Novamente, o iFixit pode fornecer o passo-a-passo completo desta tarefa.
Você também pode aproveitar que o console está aberto para limpar as ventoinhas. Muitas lojas especializadas até vendem versões melhoradas (e mais barulhentas) dos coolers que vão dentro do console, sendo que fazer essa substituição também é uma boa ideia principalmente se você mora em regiões mais quentes.

Nintendo Wii

Diferente dos seus concorrentes da última geração, o Nintendo Wii não sofre muito com problemas catastróficos de calor. Por outro lado, são muitos os casos em que o leitor de DVD do console para de funcionar. Mensagens constantes de falha de leitura ao carregar o disco é o sintoma mais comum para o defeito. Infelizmente, a “brincadeira” aqui acaba sendo um pouco mais cara: substituir o drive óptico por completo.
(Fonte da imagem: Divulgação/Nintendo)
Para fazer isso, você vai precisar adquirir um novo leitor de discos e fazer a troca. Novamente, lembre-se de que este procedimento só deve ser executado caso você não tenha mais o recurso de mandar o console para a substituição com o fabricante. Cofira o guia para mais detalhes.
Você pode adquirir uma nova unidade de leitura em lojas especializadas da sua cidade ou pela internet. Um detalhe importante é que é possível trocar a unidade inteira ou apenas o “olho” do drive, sendo que a segunda opção é mais barata e também mais complexa de ser realizada.

PlayStation Portable (PSP)

Substituição da tela

(Fonte da imagem: Reprodução/Gadgets Repair)
Assim como qualquer outro portátil, o PSP está bastante suscetível a quedas e outras “trapalhadas” enquanto o seu dono está jogando. Quase sempre, a preciosa tela do video game é o primeiro componente a sofrer com isso, e você não vai ter outra escolha a não ser comprar um LCD novo e fazer a substituição.

Botões que não funcionam

Outro defeito comum no portátil da Sony está relacionado aos botões, que acabam ficando com mau contato com o tempo e precisam ser trocados ou reparados. O direcional analógico e o conjunto com os outros botões podem ser comprados em lojas especializadas. Mas, antes de gastar dinheiro, você pode tentar limpar os contatos em baixo dos botões.
Kit de botões para o PSP (Fonte da imagem: Reprodução/iFixit)
Para essa tarefa, você precisa abrir o console e expor todos os botões. Existe uma série de pequenas peças para serem removidas, e você precisa ter cuidado para não perder nenhuma delas durante o processo. Assim que os botões estiverem expostos, você precisa limpar a superfície com a qual eles fazem o contato, usando um cotonete umedecido com álcool.

Nintendo DS

O portátil da Nintendo também não está isento de problemas recorrentes, sendo que rachaduras na dobradiça da tela é o mais comum deles. Este defeito faz com que o display superior fique mais folgado do que deveria, isso quando ele não acaba se separando por completo do restante do console.
A Nintendo até considera este problema um defeito de fábrica e faz a substituição ou o reparo do console sem problemas, desde que esteja dentro do prazo de garantia. Se este não é mais o seu caso, então vale a pena conferir estas dicas para resolvê-lo você mesmo, por sua conta e risco.
Rachadura na dobradiça (Fonte da imagem: Reprodução/Joystiq)
A maneira mais adequada de fazer este reparo é comprando uma nova carcaça plástica compatível com a sua e fazer a substituição. Geralmente, um manual com instruções detalhadas acompanha o componente. Outra solução é desmontar o console e aplicar supercola entre o fragmento quebrado e o restante da dobradiça, mas isso só possível caso você ainda tenha a parte quebrada em mãos.

0 comentários:

Postar um comentário